Escolha uma Página

A necessidade de distanciamento social para diminuir a disseminação do novo coronavírus fez com que muitas pessoas começassem a trabalhar em casa. O home office está sendo adotado por várias empresas para resguardar seus colaboradores e familiares. Algumas pessoas já estavam acostumadas a trabalhar nesse modelo, porém outras essa é a primeira vez que trabalha de casa.
Separamos algumas dicas para que você organizar e seu home office e ser mais eficiente e produtivo:

1 – TENHA UM ESPAÇO PRÓPRIO PARA O TRABALHO
Encontre em sua casa um espaço para ser seu escritório. Ter o seu canto profissional é importante para delimitar o seu trabalho, separar o profissional do pessoal. Nem todo mundo tem um cômodo sobrando em casa para montar o home office, então a dica é escolher um espaço na sala ou em um quarto, mas ficar delimitado que aquele é seu local de trabalho. É fundamental também pensar no conforto. Ter uma mesa e uma cadeira confortável.

2 – SE ARRUME PARA TRABALHAR
Segundo especialistas o vestuário, de uma maneira de mostrar que está trabalhando e manter a concentração. Mantenha os hábitos que tinha quando era necessário sair de casa: tome banho no horário usual, vista-se apropriadamente, faça o café da manhã como sempre. Quando você troca de roupa mostra para o seu cérebro que você não está em um momento de lazer e que precisa estar ativo.

3 – TENHA ROTINA E ORGANIZE AS TAREFAS DO DIA
É preciso definir os horários do expediente em casa. Isso ajuda a estabelecer o que é trabalho e descanso. A dica é começar o dia fazendo uma lista de afazeres, como o que você precisa fazer naquele dia, o que é urgente e importante. À medida que terminar aquelas atividades ir riscando na lista o que já foi feito. A sensação de vitória ao riscar uma tarefa funciona como incentivo para fazer mais.

4 – FAÇA PEQUENAS PAUSAS
Geralmente no escritório paramos para tomar um café, pequenas pausas. Em casa também é preciso fazer. Segundo especialistas a cada uma hora levante, caminhe um pouco pela casa e beba uma água. Além disso, é fundamental ter um intervalo para o almoço.

5 – EVITE DISTRAÇÕES
Tente se organizar para reduzir distrações da casa. No seu planejamento coloque horários para as tarefas domésticas. Além disso converse com sua família explique seus horários de trabalho. Não é porque você está em casa que você pode fazer o que quiser em qualquer horário. É muito importante também, para manter o foco deixar a TV desligada, não ficar olhando o tempo todo aplicativos de mensagens. Outra dica é estabelecer um tempo para ler sites e se atualizar das notícias.

 

Durante esse período toda rotina de trabalho, tudo que você estava acostumado está passando por mudanças. Fique em contato constante com seus gestores e clientes. Mostre sempre o que está sendo feito, entregue resultados. Como você estará em casa e não em um escritório com todos por perto, mesmo as pequenas coisas devem ser comunicadas de forma clara e precisa para evitar confusões.